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Omnichannel: a nova tendência no mercado

Omnichannel: a nova tendência no mercado

Omnichannel é uma palavra que está aparecendo cada vez mais no cenário empresarial brasileiro. Basicamente, o conceito de Omnichannel é a integração de todos os canais de venda de uma empresa. De forma simples, é quando uma loja une todas as formas de interação com o cliente possibilitando a compra em diversos canais, sem influenciar os demais fatores envolvidos.

O intuito do Omnichannel é trazer a maior quantidade de canais possíveis para facilitar a compra do cliente. Seja venda física, virtual, por telefone, pela rede social, chat e etc. O Omnichannel visa integrar tudo de um jeito interativo e de fácil uso. Essa estratégia foi moldada com o passar dos anos, começando nos anos 90 com o surgimento de compras por outros canais e, desde então, a estratégia vêm ampliando e demonstrando imenso resultado.

Existem diversas vantagens em utilizar um sistema que possibilite o Omnichannel, sendo o principal, o engajamento com o consumidor final. Qualquer coisa que facilite a compra para o consumidor é positiva para um negócio e, trazer mais formas de realizar uma venda, é essencial para o sucesso de um empreendimento.

O Omnichannel funcionará em todo comércio, mas precisa ser bem estruturado. Não é somente ter vários canais de venda e juntar todos. É necessário criar uma ponte para todos interagirem de forma saudável e, com toda certeza, será necessário fazer um plano de ação antes de começar. O Omnichannel é popularmente confundido com o Multichannel. Além do Multichannel, existem outras 2 modalidades de canais de venda: o Single Channel e o Cross Channel.

Multichannel

Já que estamos falando de Omnichannel, vamos começar com o mais parecido! O Multichannel é o canal mais próximo ao Omnichannel e pode ser bastante confuso para quem acabou de descobrir sobre essa estratégia. O “multi” da palavra já diz grande parte do conceito. Multi significa muitos, vários, diversos e etc. Assim como no Omnichannel, o Multichannel traz diversos canais para o cliente comprar, porém eles não estão conectados um com o outro e trabalham de forma independente. O Multichannel não otimiza a relação vendedor x consumidor e é o ponto que mais difere do Omnichannel.

Single Channel

Single Channel é, basicamente, negócios que tem somente um canal de venda para o consumidor. Empresas que utilizam esse método, ainda, são apenas aquelas que tem motivos específicos como processos de associação ou criação de documentos. O Single Channel é extremamente inferior ao Omnichannel e Multichannel quando comparado com performance e, se seu negócio disponibiliza flexibilidade de venda, sugerimos que não utilize o Single Channel.

Cross Channel

O Cross Channel é a forma mais básica de interação. Cross significa “cruzar”, com isso, Cross Channel significa cruzamento de canais. Ele consiste na interação de loja virtual com loja física, diretamente. O cliente faz a compra pelo site e retira na loja física. Esse método é bom porque os canais se complementam e facilita para o cliente. Dando essa opção de retirada, também, faz com que o cliente não tenha que gastar com custos de frete adicionais na compra de um produto.

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