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O que é Networking e porque é essencial para o seu negócio

O que é Networking e porque é essencial para o seu negócio

No mundo dos negócios, há diversas práticas e metodologias que podem melhorar o rumo da sua empresa.

 

Entre elas, algumas são o uso das redes sociais, Omnichannel, ferramentas de suporte, etc.

 

Essas práticas foram criadas com intuitos diferentes, sejam aumentar a eficiência da sua empresa, criar novos contatos/parcerias e deixa-la a frente de tudo que acontece no ramo em que você trabalha e no mercado geral.

 

Nós iremos tratar aqui de um método antigo, porém ótimo para obter bons resultados, tanto a curto, médio e até longo prazo.  

 

O Networking!

 

O que é Networking?

Networking é uma palavra difícil, mas com um significado bem simples.

 

“Net” significa rede e “Working” significa trabalhando e é exatamente isso que se trata essa prática, trabalhar a sua rede de contatos!

 

Em um negócio, é essencial que você tenha uma base de contatos para ampliar o fluxo de interações. O Networking é parecido, mas ao invés de manter uma relação unilateral, você proverá benefícios ao seu parceiro também.

 

Basicamente, você interagirá com a sua rede de contatos, dispondo e recebendo informações que podem complementar o seu negócio.

 

A constante troca de informações entre você e a sua rede é primordial para o sucesso dessa prática.

 

Ao mesmo tempo que parece uma ativação simples, o Networking deve ser feito corretamente ou poderá afetar o desempenho da sua empresa.

 

Por que aplicar o Networking

Para qualquer nova metodologia, deve existir um porquê. Com isso, por que você deve aplicar o Networking no seu negócio?

 

Há diversos benefícios em criar um Networking sendo o maior dele, providenciar uma estrutura de crescimento viável para a sua empresa.

 

Tendo uma rede de contatos saudável, você conseguirá informações e privilégios variados. Seja do mercado em que você atua ou de uma nova estratégia que você pode utilizar.

 

O grande potencial do Networking é aproximar a sua empresa de novas pessoas que podem acelerar os resultados dela e traze-la para novos patamares.

 

Conseguindo novos parceiros, você tem a habilidade de expandir a sua instituição ainda mais em um curto prazo de tempo.

 

A única dica que temos referente a aplicação é sempre focar no benefício. Como você será beneficiado criando uma relação com a sua rede? Tendo isso em mente, é extremamente importante trazer a reciprocidade. Você precisa mostrar que é um ótimo parceiro também!

 

Marketing x Networking

O Networking é visto como uma ativação de marketing como as várias outras existentes e isso está errado.

 

Networking não é uma prática de marketing, muito menos de vendas. Elas são relacionadas uma a outra por conta da sinergia que há entre elas.

 

A grande diferença está no objetivo do Marketing e do Networking. O objetivo de uma ativação de marketing é trazer atenção, visibilidade e atrair o público ao seu negócio. Já o Networking foca no objetivo final proporcionando uma abordagem mais informal.

 

Mesmo focando em diferentes objetivos, o Marketing e o Networking complementam-se perfeitamente.

 

Como dito anteriormente, o Networking pode trazer várias outras informações ou privilégios que uma campanha de Marketing não consegue. Informações relacionadas ao mercado atuante, produtos que estão em alta, empresas inovadoras, parceiros de negócio e ajuda na aquisição de novos contatos para ampliar a rede.

 

Como aplicar o Networking?

Tudo parece muito simples no papel, mas o começo é sempre difícil. Sempre acabam surgindo perguntas como “Como que eu vou começar isso”? Ou “Deve ser muito legal, mas como que eu vou trabalhar a minha rede”?

 

A resposta para essas duas perguntas é bem simples.

 

Começando com a primeira, você pode iniciar o seu Networking com seus amigos, parentes, colegas de trabalho ou qualquer pessoa que possa ser relevante para o seu empreendimento. Há também vários grupos que criam um Networking com o objetivo de ampliar o desempenho do que você exerce.

 

Veja como eles podem agregar positivamente para o seu negócio, como podem trazer uma visibilidade e além disso, veja como você pode ser benéfico para os negócios dos seus colegas.

 

Outra forma é participando de grupos em redes sociais.

 

Sendo ativo nesses grupos ou trazendo conteúdos que sejam relevantes para atrair possíveis parceiros para o seu negócio.

 

O Linkedin é uma ótima rede social para a criação de um Networking eficaz, já que é voltado para o conteúdo profissional. Nela, há uma ótima ferramenta de busca também onde você pode segregar os contatos com as especificações que queira.

 

Uma vez que a sua rede esteja montada, fica a dúvida. Como você trabalhará esses parceiros?

 

Não é difícil trabalhar o seu Networking, mas requer atenção. Compareça a eventos ou crie-os. Recebeu uma informação? Compartilhe outra. Crie formas de interação com o seu grupo por diversos meios e continue atualizando as pessoas presentes no seu Networking.

 

É importante também que você faça a gestão do seu Networking, controlando os membros ativos e os não-ativos para que a sua rede continue melhorando e caminhando.

 

Como construir a sua marca através do Networking

Dependendo do Networking, fica difícil relevar a imagem da sua empresa. Ainda mais quando é uma rede mais informal.

 

Difícil, mas não impossível.

 

O Networking é ótimo para ajudar na construção da sua imagem como empresa e como gestor dela.

 

Uma das dicas que damos é que você faça a inclusão da sua empresa indiretamente. Ao apresentar uma nova estratégia, use sua empresa como exemplo e mostre o porquê ela funciona lá.

 

Tente sempre ajudar os membros da sua rede e mostre novidades. É importantíssimo que você sempre mantenha os membros ativos e dê um motivo para eles permanecerem no seu Networking.

 

Conclusão

O Networking é tudo sobre relações e como você trabalha elas.

 

Seja complacente e mostre que você está sempre atualizado e disposto a receber dicas e informações. Seja recíproco com as pessoas do seu Networking.

 

Nós temos um pequeno vídeo sobre parcerias para ajudá-lo nessa jornada.

 

Nós aplicamos para os nossos franqueados diversas estratégias e metodologias com o intuito de trazer a melhor produtividade possível para o franqueado da nossa rede.

 

A Brasil Nutri Shop é uma franquia de suplementos especializada em e-commerces e na venda de suplementação alimentar. Com isso, deixamos vários conteúdos em nosso site sobre Redes Sociais, parcerias, ferramentas de suporte, etc.

 

Nossa franquia é bem simples, nós criamos um site para você com todos os produtos já cadastrados e prontos para a venda. Você poderá vender para o Brasil todo sem restrições e nós faremos a logística de entrega!

 

Mas se nós fazemos tudo, o que sobra para o franqueado fazer?

 

O Franqueado será responsável pela publicidade do site. Você irá divulgar a sua franquia e nós iremos fazer todo o resto! Nós ainda atribuiremos ao seu negócio, diversos conteúdos sobre marketing, estratégias sobre como alavancar a sua franquia e como ter sucesso na maior franquia de suplementos alimentares do Brasil.

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