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4 dicas para gerenciar seu negócio

4 Dicas para gerenciar seu negócio

Há vários empecilhos ao abrir um negócio, somente coragem não basta. É preciso ter organização, foco, disciplina e manter sempre a mesma disposição para continuar investindo.

 

Estar atualizado é fundamental para otimizar as diversas áreas da sua empresa, novas técnicas e ferramentas que surgem diariamente. Sua empresa deve se manter alinhada a elas ou poderá encontrar problemas a longo prazo.

 

Focar-se em objetivos e estipular metas trarão resultados alinhados a sua missão, visão e valores. Definir essas questões junto às dicas que daremos neste artigo melhorarão em muito os processos da sua empresa.

 

Organize seus dados

 

Existem diversas formas de manter a sua empresa organizada. É possível utilizar fichários e porta documentos para organizar contratos, por exemplo.

 

Mas não deixe sua empresa defasada em relação as demais empresas. Tenha todos os documentos e materiais necessários para manter o bom funcionamento do seu negócio digitalizado e organizado.

 

Outra medida que é preciso ser levada em consideração é ter programas para salvar os dados. Um CRM é essencial para a gestão de dados e contatos de clientes. Nele, é possível manter sempre atualizado as informações relevantes sobre as pessoas, como telefone, endereço, e-mail, aniversário, etc.

 

Não é preciso gastar muito para comprar um programa para gerir esses dados, com um pouco de conhecimento de Excel já é possível ter um CRM funcional e personalizado. Dessa maneira, seriam colocados apenas os tópicos mais relevantes sobre seu público.

 

Construa metas e mantenha uma rotina

 

Conhecer seu cliente e deixar os dados atualizados referente a eles é fundamental, mas é preciso entender seu próprio negócio, estipular metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.

 

Não crie apenas objetivos quantitativos, não pense apenas em vender. Pense também em fatores qualitativos, como: “ser a empresa mais lembrada do meu segmento em 5 anos”.

 

Mantenha uma rotina para todos os setores da sua empresa, equilibre as metas com flexibilidade para eventuais demandas e atividades extras. Não estabeleça objetivos impossíveis, sempre analise e veja os motivos de que alguns não foram cumpridos e se necessário, descarte-os.

 

Invista em ferramentas, softwares, marketing e comunicação

 

O mercado está em constante evolução, é preciso acompanha-lo para não ser deixado para trás. O mundo digital é o melhor caminho para seguir e manter seu negócio funcionando de maneira competitiva.

 

Há diversos programas para investir no meio online, alguns que ajudam na gestão de leads captados por diversos canais, sejam mídias sociais, site ou outros canais investidos.

 

Investimentos em divulgação também são muito importantes. A internet possibilitou um novo tipo de investimento, o digital. O meio digital é muito mais em conta do que as mídias tradicionais. Além disso, o retorno é bem rápido.

 

O Google Ads possibilita que seu site seja divulgado em redes de pesquisa e no Youtube, por exemplo. Há ainda a possibilidade de explorar as redes sociais e promover seu anúncio através de anúncios pagos que ajudam a ampliar seu alcance e melhorar o reconhecimento da sua empresa.

 

Analise os dados e indicadores de desempenho

 

Para saber como está o funcionamento da sua empresa, é necessário manter métricas ativas e parametrizar o desempenho em todos os setores.

 

Tenha um KPI (Key Performance Indicator), ou indicador-chave de desempenho, elaborado para todas as áreas. Ele vai te ajudar a saber o quão bem estão indo os processos de seu negócio.

 

Algumas categorias desses indicadores são quantitativos, qualitativos, indicadores de atraso, de entrada, de processo, indicadores direcionais, acionáveis e financeiros.

 

As métricas obtidas por esses indicadores são inúmeras, algumas mais conhecidas são o Time to Market, Market Share, Lead Time, On time in Full, Giro de estoque, Custo do pedido, etc.

 

Os indicadores podem ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Conhece-los dirá o que você pode melhorar e o que pode manter no seu negócio para fazê-lo sempre.

 

Neste artigo, foram citadas algumas dicas essenciais para o bom funcionamento de um negócio, mas lembre-se de ficar de olho nas novidades.

 

Alinhe-se ao mercado!

 

Uma empresa que não investe ou acompanha o mercado, está fadada ao fracasso.

 

Não se acomode caso a sua empresa esteja indo bem, busque sempre pontos que devem ser melhorados. Vale ressaltar que o mercado, em qualquer segmento, é muito volátil. Mudanças acontecem com frequência.

 

Mantenha alinhados todos os processos, não tenha nada que destoe. Uma pequena falha pode acabar gerando novas falhas. Por isso, é muito importante acompanhar o desempenho de tudo em seu negócio e corrigir elas rapidamente.

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