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22 motivos para investir em uma franquia online

22 motivos para investir em uma franquia online

No Brasil, há diversas pessoas que buscam empreender para ter seu negócio e ser o seu chefe.

 

Dentro desse cenário, existem inúmeras opções e direções que o empreendedor pode seguir, como por exemplo, um negócio próprio com loja física, e-commerce, venda direta ou representação comercial, etc.

 

No entanto, muitos empreendedores iniciantes esbarram em diversos obstáculos como plano de negócios, criação da marca, estruturação dos processos, investimento inicial, burocracia de abertura e falta de conhecimento sobre o meio.

 

Como alternativa para fugir desse cenário, muita gente decide investir em um modelo de franquia, no qual você pode contar desde o início com menos dificuldade, tendo em vista que a marca da franqueadora já está consolidada, os processos já estão estruturados e o modelo de negócio já está formado. 

 

Dentro desse cenário, existem alguns tipos de franquias, sendo as principais: franquias de lojas físicas e franquias de lojas virtuais.

 

Nesse artigo, iremos mostrar os 22 principais motivos que levam os empreendedores a optar na maioria das vezes pela franquia virtual.

 

1-    Baixo custo de abertura

 

O custo para abrir uma franquia online é cerca de 20 vezes menor que o custo para abrir uma franquia de loja física.

 

Em uma franquia online, você não terá custos com estrutura física, como reformas, móveis, equipamentos, segurança, água, luz, aluguel e diversos outros.

 

Isso faz com que você tenha menos custos mensais fixos, ou seja, você terá uma margem de lucro final maior na venda dos seus produtos e um retorno de investimento em um prazo muito menor.

 

O modelo de franquias da Brasil Nutri Shop, tem planos de apenas R$ 9 mil que podem ser parcelados em até 5 vezes. Confira o vídeo clicando aqui!

 

2-    Crescimento do e-commerce

 

O crescimento do e-commerce, principalmente em relação ao mercado de lojas físicas, é imenso.

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), o comércio físico cresceu apenas 4,5% em 2014 quando comparado ao ano anterior.

 

Essa média de crescimento apresenta um número quase irrelevante para o atual cenário econômico.

 

Já o E-commerce, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), aumenta em média 15% com previsão de 16% para 2019 em relação ao ano de 2018.

 

Com isso, podemos perceber que é possível crescer neste mercado em constante expansão. Basta ter coragem de investir!

 

3-    Home Office

 

Um dos principais benefícios de ter uma franquia online é poder trabalhar de casa com o tempo que tiver disponível.

 

Muitas empresas estão desenvolvendo negócios e modelos de franquias nesse sentido, tendo em vista a maior flexibilidade, conforto e comodidade que as pessoas estão procurando no dia a dia.

 

Com uma franquia online, você precisará somente de um notebook, esforço e um espaço para você desenvolver e aplicar as estratégias para seu site vender cada vez mais.

 

4-    Tendências de mercado

 

Como disse Bill Gates, “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.

 

Pela frase citada acima, percebemos a importância do e-commerce para a sustentabilidade do seu negócio. 

 

Como mencionamos anteriormente, o comércio eletrônico está em constante expansão, podemos ver esse crescimento quando comparamos o e-commerce ao modelo físico de trabalho.

 

Então, por que não começar agora a atuar nesse mercado que é uma tendência de consumo no cenário mundial? Invista em comércio eletrônico, não fique atrasado em relação ao mercado.

 

Busque sempre ampliar seus horizontes e sua área de atuação, seguindo a tendência do mercado mundial.

 

5-    Praticidade do consumidor

 

Estamos em uma era em que o tempo vale muito. Aquele velho pensamento “tempo é dinheiro” é cada vez mais real.

 

As pessoas buscam coisas práticas, que sejam rápidas e tenham resoluções fáceis.

 

Uma compra online fornece benefícios bem maiores do que ir até algum local físico, como por exemplo, pesquisar e comparar preços, formas de pagamento, entre diversos outros.

 

Há também a praticidade ao fazer uma compra online, pois o tempo poupado e o estresse evitado em todo processo de compra é muito grande.

 

Para o consumidor, o único trabalho é escolher o produto e finalizar a compra, pagando da maneira que preferir e consequentemente, facilitando a vida cliente final. 

 

6-    Retorno rápido

 

Você já ouviu falar em cauda longa ou long-tail?

 

Essa teoria busca explicar como funciona a segmentação do mercado, podendo ser por conteúdo, produto, nicho de mercado, entre outros.

 

A teoria pressupõe que o investimento apresenta um retorno maior quando foca em algo especifico.

 

Por exemplo, o mercado de suplementos alimentares é um nicho bem singular.

 

O mercado de suplementação cresce exponencial. Seu faturamento foi de 2,24 bilhões em 2018, conforme dados da Associação Brasileira de Produtos Nutricionais (ABENUTRI).

 

Além disso, foi apontado uma previsão de crescimento de 15% para o ano de 2019.

 

A Brasil Nutri Shop tem como expectativa que, com o investimento de 9 mil reais em cerca de 8 a 12 meses, seja possível obter o retorno do dinheiro investido.

 

Esse tempo é muito menor que qualquer outro investimento. Existem alguns cálculos que ajudam a mensurar o retorno.

 

Um desses cálculos é o PRI.

 

Sua fórmula é apresentada como capital inicial dividido pelo lucro líquido no período calculado.

 

Com essa fórmula, é possível ver como o retorno pode demorar até obter o que investiu em um negócio físico. 

 

7-    Rapidez ao se montar o negócio

 

Um e-commerce é bem menos burocrático que uma empresa física.

 

Isso ocorre porque, para ter um negócio digital, você não precisa se preocupar com a questão de infraestrutura, local, layout interno, aquisição de estoque, espaço, equipe de funcionários, etc.

 

Há ainda o ponto que envolvem outros processos que não podem ser controlados pela pessoa interessada em abrir um negócio como alvará de funcionamento, questões contábeis, etc.

 

Por sua vez, abrir um comercio eletrônico requer muito menos tempo, na verdade, você só precisará de um site.

 

Muitas vezes, um estoque pequeno e claro, muito esforço e dedicação.

 

Com os processos digitais sendo muito mais ágeis, em pouquíssimo tempo, você já estará usufruindo de todo o potencial do seu negócio na internet.

 

Então, com certeza vale a pena investir no digital, principalmente para quem quer fugir de toda essa dor de cabeça.

 

Além disso, seu risco em investir em um negócio digital será muito menor. Você pode até migrar para a loja física estiver com lucros elevados.

 

8-    Baixos custos mensais de manutenção

 

Uma franquia que tenha ponto físico apresenta inúmeros gastos fixos e variáveis que você não teria caso optasse pelo modelo online como aluguel, água, luz, telefone, depreciação dos móveis e equipamentos, entre diversos outros.

 

Esses gastos fazem com que sua margem de lucro seja muito mais baixa, tendo em vista que boa parte do lucro das vendas vai para pagá-los.

 

Com a franquia online de suplementos da Brasil Nutri Shop, você terá apenas um custo de R$ 39 mensais.

 

9-    Complementar Renda

 

Para ganhar dinheiro é preciso investir, não é? Além do mais, quem não gosta de um dinheiro extra no final do mês?

 

Com um negócio próprio, principalmente no âmbito eletrônico, é possível ganhar um dinheiro extra com uma certa facilidade e flexibilidade.

 

Você pode usar o tempo que estiver disponível para conseguir um dinheiro extra para fazer aquela viagem no fim do ano, trocar de carro ou aquela reforma na casa que já passou da hora de ser feita.

 

Um negócio digital pode começar como uma fonte complementar de renda e no futuro, poderá ser sua fonte de renda principal, assim você terá um negócio totalmente seu e continuará trabalhando da maneira que quiser.

 

10-  Funcionamento 24 horas   

 

Diferente de empresas convencionais em locais físicos que possuem hora para abrir e hora para fechar. Na internet, não há essa barreira temporal.

 

Você pode operar 24 horas por dia e melhor ainda, não precisa estar “presente”.

 

Você pode deixar seu site aberto esperando que os clientes cheguem até você, enquanto suas campanhas de marketing digital estejam ativas.

 

11-  Investimento de baixo risco

 

Conforme dito anteriormente, o investimento inicial para se abrir uma empresa na internet é muito baixo, portanto, isso diminui consideravelmente o risco caso o negócio não dê certo.

 

Assim sendo, é bem diferente do que abrir uma empresa física de alto custo, onde também se terão altos riscos. Então, uma empresa que funciona exclusivamente no digital, não sofre tanto quando pensamos na relação entre alto investimento x alto risco. 

 

Diminuindo bastante a preocupação com relação a investimento “perdido”.

  

12-  Rompimento da barreira geográfica

 

Uma das principais e mais reconhecidas características da internet é seu rompimento geográfico, ou seja, ela não é limitada por espaços físicos ou locais pré-determinados.

 

É possível se conectar a qualquer lugar aonde quer que esteja.

 

Por fazer parte da internet, o e-commerce é amplificado e melhorado por esse benefício de tal maneira que é possível “quebrar”, por exemplo, a questão de “regionalidade”.

 

Assim sendo, você pode comercializar um produto de uma região e enviá-lo para outra em território nacional.

 

13-  Baixo estoque

 

O estoque é uma das principais dificuldades ao abrir uma loja física.

 

Isso ocorre por conta do custo elevado para ter uma grande quantia de produtos necessárias para operação da empresa, pressupondo que haverá um alto volume de vendas.

 

Porém, no e-commerce é possível trabalhar com um estoque baixo ou muitas vezes, inexistentes, terceirizando-o.

 

Por exemplo, no modelo de franquia da Brasil Nutri Shop, o franqueado trabalha direto com o nosso estoque, ou seja, não é preciso nenhum investimento em estoque inicial.

 

São mais de 2000 tipos de produtos diferentes e mais de 40 marcas e sendo um negócio recém-iniciado, é extremamente vantajoso.

 

Principalmente porque uma empresa nova não teria acesso a essa quantidade e variedade de produtos e marcas.

 

Além do mais, a Brasil Nutri Shop cuida de toda a logística, gerando menos trabalho e dor de cabeça para quem é nosso franqueado.

 

14-  Canais para divulgar seu site

 

Na internet, você poupa muito dinheiro com marketing e comunicação.

 

Não porque não requer investimento, investir é sempre bom, mas na internet há inúmeras formas de divulgação e canais disponíveis e dispostos a parcerias.

 

Por exemplo, é possível usar redes sociais, canais de Marketplace, tornar-se afiliado, caso seu site possua uma plataforma de chat online, etc.

 

A internet proporciona milhares de formas para divulgar o seu e-commerce e ainda mais, surgem inúmeros sites novos a cada dia. Basta escolher os melhores canais e parceiros para seu site.

 

15-  Sem tempo de trabalho

 

Com um e-commerce, você é o dono do seu tempo!

 

Você pode dedicar o quanto quiser. O investimento de tempo será de acordo com o que é possível, ainda mais caso você utilize seu site como forma de renda complementar.

 

Vale sempre destacar que seu lucro será proporcional ao seu tempo investido e dedicação, mas nada impede de que, com pouco tempo, você obtenha altos ganhos.

 

Há inúmeras variáveis que determinam um bom desempenho fora o tempo. Isso não quer dizer que você precise perder horas de sono para cuidar do seu site, não mesmo.

 

Você pode gerar receita mesmo que esteja fazendo qualquer outra coisa ou focando seu tempo em outra atividade.

 

16-  Parcerias

 

Ter contatos com outras empresas é extremamente benéfico para qualquer modelo de negócio.

 

Tanto para as que funcionam na internet, quanto para lojas físicas.

 

Porém, é mais fácil firmar parcerias online porque na internet você pode segmentar por temas e por parceiros de acordo com o ramo do seu negócio.

 

É possível manter o foco no seu segmento, sem contar o benefício de gerar parcerias que rompem o espaço geográfico, conforme já abordado antes, fomentando parcerias que se espalham por todo território nacional.

 

17-  Obtenção de experiência

 

Apesar das inúmeras vantagens do e-commerce já abordadas anteriormente, a sua gestão é similar à de qualquer outra empresa.

 

Você terá seu negócio próprio, sendo assim, terá autonomia para geri-lo da melhor forma possível.

 

Você terá conhecimento prático de como é ter uma empresa, uma experiência real de empreendedorismo e ainda mais, sobre o que é ser um empresário e administrador.

 

No futuro, essas experiências facilitarão muito a sua vida, por exemplo, com uma futura expansão de seu negócio que pode ser, muitas vezes, o início da transição de loja virtual para física.

 

18-  Faturamento Ilimitado

 

Os ganhos obtidos através de um e-commerce podem ser ilimitados.

 

Por que?

 

Já demos diversos motivos, você não precisa de um investimento inicial alto ou sequer gastar mensalmente com custos fixos e variáveis.

 

A dedicação e o tempo que você investe tem retorno através do seu faturamento mensal, certo?

 

Isso já deve ter ficado claro, mas vale a pena destacar novamente o uso de diversos canais de divulgação e de fortalecimento da sua empresa ao firmar parcerias, muitas vezes gerando novos clientes em potencial.

 

Com a franquia da Brasil Nutri Shop, é possível obter lucros ilimitados, pois seus custos operacionais e custos fixos mensais são praticamente nulos e seus ganhos (líquido) são baseados na sua venda, realizada diretamente do seu site.

 

Assim, você pode focar somente na venda, sem quaisquer problemas externos.

 

19-  Sem funcionários

 

Outro ponto que pesa bastante no bolso de quem quer abrir uma loja física é investir em uma equipe de funcionários.

 

Os custos operacionais podem inflar muito os custos fixos no final do mês, resultando em baixo lucro e outros diversos outros problemas operacionais.

 

Para manter um site ou um e-commerce, não é necessária uma grande equipe de funcionários, dependendo do tempo que você estiver disponível para investir no seu negócio, não será necessário nem funcionários.

 

Pelo menos não no início da sua empresa. Ainda, conforme o crescimento de sua empresa, você pode optar por uma equipe de funcionários ou não, de acordo com a necessidade e demanda.

 

20-  Integração com parceiros logísticos

 

Manter uma excelente integração com parceiros é muito importante, pois gera sinergia entre a sua empresa e seus fornecedores.

 

Partindo da ideia de que você já tem um e-commerce, basta usar a tecnologia para integrar seus sistemas. Lembrando que isso pode gerar mais custos e requer, na maioria das vezes, um alto investimento.

 

É provável que seja necessário um profissional de TI para auxiliar você no processo.

 

Porém, esse investimento resulta em uma maior integridade de dados e uma visão sistêmica, proporcionando uma visão realista do que está acontecendo e ajudando no controle por parte do gestor.

 

21-  Flexibilidade de pagamento

 

As formas de pagamentos tornaram-se muito atraentes para quem já está disposto a comprar online.

 

É de suma importância possibilitar a flexibilidade para o comprador.

 

Há ainda a possibilidade de integrar seu negócio a um intermediário que poderá possibilitar uma variedade de formas de pagamentos como crédito, boleto ou até débito automático.

 

É sempre bom pensar nessa questão, pois as opções de pagamentos podem se tornar um diferencial entre uma compra finalizada ou um carrinho abandonado.

 

22-  Preço baixo para consumidor final

 

Vamos então para um dos principais pontos.

 

Esse ponto é onde torna possível ver tudo que já foi abordado anteriormente de forma prática: o preço final do produto.

 

O cliente paga menos ao comprar um produto em um ambiente virtual.

 

O motivo em si já foi explicado em alguns tópicos anteriores.

 

O principal motivo é o baixo custo de operação e o benefício é a possibilidade de manter sua margem de lucro baixa obtendo um retorno considerável, a fim de fidelizar seu cliente que é a parte relevante.

 

Além disso, por conta da sua empresa funcionar no meio digital, você pode controlar os preços e mantê-los alinhados e competitivos com relação a sua concorrência porque fica muito mais fácil comprar o preço com a concorrência na internet.

 

Logicamente que, assim como em um investimento físico, o preço pode ser bem variável e muitas vezes fica muito mais alto do que o preço de mercado médio.

 

A Brasil Nutri Shop, por exemplo, compra seus produtos dos maiores fornecedores do mercado de suplementos. Nós também compramos um alto volume desses fornecedores, fazendo com que os nossos franqueados tenham sempre um preço competitivo em relação ao da concorrência.

 

Existem várias formas de ser competitivo e diversos nichos de mercado para investir.

 

Aqui citamos 22 motivos para investir em uma franquia online ou em qualquer e-commerce, mas existem muitos mais.

 

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