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22 formas de vender suplementos

22 formas de vender suplementos

O mercado de suplementos apresenta um grande crescimento anual, o que o torna uma fonte bastante rentável.

 

Essa situação permite várias formas e abordagens para vender. O empreendedor encontra um mercado aquecido para poder investir seu tempo e dinheiro.

 

Pode ser difícil saber o lugar que se devem manter esforços e investimentos, a fim de conseguir resultados significativos.

 

Nesses cenários, pessoas com pouca experiência acabam se sentindo, por muitas vezes, perdidas. Embora seja feito constantes investimentos, o retorno desejado não é obtido.

 

Neste artigo, traremos as 22 principais formas de vender suplementos que devem ser considerados por quem pretende atuar ou já atua no mercado.

 

1. Abra uma loja física

 

Fazer com que a sua marca ou empresa seja lembrada pelas pessoas não é uma simples tarefa.

 

Para uma marca ser lembrada é necessário investimento e tempo.

 

Um caminho que pode ajudar em relação a isso é investir em uma loja física, isso fará com que a sua visibilidade aumente.

 

A lembrança da sua marca ficará na cabeça das pessoas que passam próximo ao local da sua empresa.

 

É válido ressaltar que o investimento inicial para começar em um espaço físico é muito alto e deve ser feito com cautela para evitar prejuízos.

 

2. Crie um site

 

Apesar de um site servir como uma forma de complementar sua empresa, ele pode ser o seu único meio de vendas e em alguns casos, o site pode trazer mais retorno do que uma loja física já que não tem as mesmas limitações e gastos que um ponto físico.

 

Um local físico terá um alto investimento com um alto risco. Já um site, não é necessária uma grande quantia quando comparado a uma loja física.

 

Investir em um site, atualmente, é quase uma obrigação para qualquer empresa devido ao seu contínuo crescimento.

 

Conforme o 39º Webshoppers, o comércio eletrônico no Brasil deve ter seu ganho ampliado 15% em 2019 e faturar R$ 61,2 bilhões.

 

Com base nisso, o modelo de franquia da Brasil Nutri Shop oferece um site para você vender direto do nosso estoque sem precisar se preocupar com a logística de entrega.

 

Com pouco investimento inicial, é possível impulsionar suas vendas mesmo que já tenha uma loja física.

 

3. Integre-se em um Marketplace

 

Marketplace é um termo que se popularizou em 2012.

 

Alguns dos mais conhecidos são: Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre, OLX e Bom Negócio.

 

É vantajoso tanto ao consumidor como para o fornecedor que investe nesses canais de vendas.

 

Servindo para divulgar seus produtos, marcas e também quando há alguma promoção acontecendo.

 

Participar de um Marketplace gera muita visibilidade para empresas que estão iniciando seu negócio e é um ótimo canal para conseguir novos leads.

 

Uma empresa que está há mais tempo no mercado pode investir e exibir preços competitivos para atrair novos clientes.

 

4. Tenha um Facebook

 

Essa mídia social ultrapassou a marca dos dois bilhões de usuários em 2018.

 

Além de ser a mais acessada do mundo, também é a mais consolidada e entre empresas.

 

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2018, quase 99% das empresas respondentes utilizavam o Facebook como ferramenta de marketing.

 

Ainda existem diversas ferramentas que facilitam encontrar seu público e potenciais consumidores ao investir em anúncios pagos, tornando a comunicação das empresas com o público muito mais fácil e efetiva.

 

5. Entre em grupos no Facebook

 

Os anúncios pagos são muito efetivos, mas quando você não pode investir, o melhor jeito de conseguir resultado pelo Facebook é por grupos.

 

Há diversos grupos e fica fácil encontrar algum com afinidade em áreas como saúde, suplementos e nutrição.

 

Tente sempre divulgar seus produtos e encontrar parcerias com grupos de assuntos similares ao seu catálogo de produtos.

 

6. Invista no Google

 

Assim como o Facebook é a maior rede social. O Google é a maior rede de pesquisa do mundo.

 

Os anúncios pagos no Google podem ser uma boa saída para investir pouco e obter retorno rápido.

 

Alguns locais de anúncios no Google são: rede de pesquisa, rede de display, Google shopping e anúncios em vídeos.

 

A rede de pesquisa abrange pesquisas orgânicas (que não são pagas) e patrocinadas (que são pagas).

 

Na rede de display, anúncios são feitos em sites que fazem parte da rede Google e seus associados.

 

Os anúncios podem ser em textos ou anúncios gráficos.

 

Algumas formas que são mostrados anúncios gráficos são: banners, cabeçalhos e rodapés.

 

7. Cadastre-se no Google Shopping

 

Além dos anúncios normais do Google, existe o Google Shopping.

 

O seu funcionamento é como se fosse uma vitrine, porém virtual e une diversas lojas que tenham pesquisado o produto.

 

Com essa ferramenta, você pode cadastrar seu produto, disponibilizar imagens e listar as informações adicionais.

 

A partir dessa ferramenta, é possível conseguir potenciais consumidores propensos a acessar seu site e finalizar uma compra.

 

Ainda facilita a divulgação dos seus produtos para que consumidores interessados em suplementos possam comparar os preços.

 

8. Esteja no Google Meu Negócio

 

O Google Meu Negócio é bem conhecido. No entanto, seu real valor ainda não foi explorado.

 

Além de ser totalmente gratuita, é uma ferramenta muito importante para indicar seu local físico.

 

É possível inserir informações sobre os serviços oferecidos, horário de funcionamento, telefone, imagens.

 

Fora todas essas informações, é possível dar feedback sobre o local e interagir com a empresa através de comentários.

 

Acima de tudo, é uma ferramenta que dá credibilidade para o comércio cadastrado.

 

9. Atue no Youtube

 

O Youtube é vinculado ao Google Ads e abrange boa parte da rede de display e dos anúncios em vídeos.

 

Nessa rede, não é necessário apenas investimentos monetários.

 

Empresas podem aproveitar, criando canais e produzindo conteúdo para seus consumidores e interessados no assunto.

 

É possível, inclusive, utilizar pessoas influenciadoras na plataforma para que divulguem e usem seus produtos.

 

10. Parcerias com nutricionistas

 

As parcerias não são limitadas apenas a influenciadores que estão no Youtube e grupos do Facebook.

 

Algumas parcerias com especialistas podem ressaltar os benefícios, quando ou como usar suplementos.

 

Nutricionistas, através de diagnósticos nutricionais, produzem planos alimentares e indicam o que consumir de acordo com a necessidade dos seus pacientes.

 

Alguns nutricionistas se dedicam exclusivamente a esportistas, sendo uma ótima parceria já que ele pode indicar seus produtos para seus pacientes.

 

11. Parcerias com Personal Trainers

 

Diferente de nutricionistas, Personal Trainers são focados no bem-estar do corpo por meio da musculação.

 

Uma parceria com um Personal Trainer funciona da mesma forma que a parceria com nutricionista.

 

Um Personal também tem contato com muitas pessoas e abrange um público diverso, desde profissionais até pessoas buscando qualidade de vida.

 

12. Parcerias com academias

 

As parcerias com academias vêm dos mesmos princípios das outras citadas que é gerar leads através dos clientes e contatos do parceiro.

 

Isso faz com que academias sejam fortes parceiras comerciais por conta da chance de obter grandes números de vendas.

 

Existem possibilidades como sorteios de cestas de suplementos e promoções exclusivas para a academia parceira, além de muitas outras ativações que são possíveis.

 

Nós valorizamos muito as parcerias, tanto que criamos um modelo para gerar várias parcerias com profissionais da área e está disponível para todos os nossos franqueados. No caso do modelo de franquia master, nós iniciamos a franquia com 3 parceiros já estabelecidos na sua cidade!

 

13. Parcerias com influenciadores fitness e da saúde

 

Este tópico abrange as parcerias já citadas, com nutricionistas, personais, academias e pessoas que podem simplesmente mostrar seu dia-a-dia.

 

Existem muitas pessoas que possuem blogs, canais, páginas ou perfis em diversas plataformas.

 

Elas geralmente mostram seu cotidiano, o que consomem e o que fazem para serem saudáveis.

 

Uma boa forma de criar essas parcerias é oferecendo patrocínio. O custo não é tão alto comparado a alguns outros investimentos e você aumenta sua visibilidade exponencialmente.

 

14. Parcerias com clínicas de estética

 

Clínica de estética é um outro tipo de parceria que pode ser explorada. É uma parceria não comum e trata de um público específico.

 

Um dos motivos por não serem comuns é porque ninguém se lembra das clínicas de estética ao pensar em potenciais parcerias.

 

Assim como o mercado de suplementos, esse é um mercado emergente. Todos os dias surgem novas clínicas de estética.

 

Os clientes dessas clínicas são pessoas que se preocupam com a beleza e nada melhor para isso que combinar a rotina estética com uma boa suplementação.

 

Há muitas chances de encontrar uma grande quantidade potenciais consumidores.  

 

15. Parcerias com médicos esportistas

 

Assim como nutricionistas, médicos voltados aos esportes também possuem muita propriedade para falar sobre o uso de suplementos alimentares.

 

Médicos esportistas fazem diversos exames, analisam históricos e avaliam o quadro atual da pessoa, mantendo um acompanhamento diário.

 

Voltam-se as pessoas que praticam esportes e atletas profissionais que em alguns casos podem ser grandes influenciadores.

 

Esses profissionais podem gerar oportunidades visto que tem a confiança de seus pacientes e a autoria para indicar outros negócios no ramo.

      

16. Trabalhe para que falem bem da sua empresa

 

O marketing de referência ou marketing boca-a-boca segue a premissa de indicação, como feito por influenciadores.

 

A diferença está na interação entre as pessoas do seu dia-a-dia, sem o uso de um terceiro.

 

Há vários motivos que podem fazer com que uma pessoa indique para outra os seus produtos ou a sua empresa.

 

Alguns desses motivos são os produtos que você trabalha ou pelo seu bom atendimento.

 

Sam Walton, proprietário do Walmart, disse: “Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o meu pedido”.

 

Foque em melhorar seu atendimento, busque saber as opiniões dos seus clientes e o que as pessoas acham da sua empresa. Feedback é essencial para analisar onde melhorar e o que você pode melhorar.

 

17. Elabore promoções

 

Promoções são ótimas para fidelizar clientes e gerar leads. É uma prática comum desde os tempos antigos.

 

Também serve como uma forma de conseguir com que seu marketing boca-a-boca seja melhorado.

 

As promoções podem levar o seu negócio para um público que não tenha atingido ainda e, se a promoção for realmente boa, as pessoas indicarão uma a outra.

 

Faça a divulgação das suas promoções. Use as redes sociais, faça o envio de mensagens, ativações de marketing digital, etc.

       

18. Conte com e-mail marketing

 

Outro canal que pode gerar mais vendas e ser usado para comunicar promoções, artigos e conteúdo relevante, são e-mails marketing.

 

Nos e-mails, é possível enviar conteúdo relacionado a suplementos, nutrição, atividades físicas e qualquer outro assunto que possa atrair o seu público-alvo.

 

Há também a possibilidade de enviar formulários de cadastro junto com as promoções e material.

 

19. Invista em Marketing de conteúdo

 

Conteúdos informativos ajudam o leitor a se aproximar da empresa.

 

Você pode usar um blog para escrever artigos com assuntos relevantes e usa-los para diversas ativações.

 

Além do Blog, você pode criar e-books, infográficos, informativos, formulários, quizzes, etc.

 

Busque fazer com que as pessoas conheçam sobre seu mercado e seus produtos, como seu uso e sua funcionalidade.

 

Essa é uma boa forma de trabalhar branding também que é a imagem da sua marca e seu posicionamento no mercado.

     

20. Vá até seu cliente

 

Não se limite apenas ao ambiente virtual para divulgar seus produtos, tendo um local físico ou sendo um e-commerce.

 

Crie flyers, panfletos, cartões de visitas, jornais, etc.

 

Faça a distribuição dessas peças gráficas na rua, em academias, clínicas médicas, de estética ou de nutricionistas.

 

Com bons materiais e com tempo, você conseguirá divulgar melhor seu negócio.

 

21. Seja proativo para vender

 

Com a criação de peças gráficas e sua distribuição. Encontre novas abordagens.

 

Deixe seu contato e pegue o contato das pessoas quando for entregar seus materiais.

 

Proponha promoções para quem entrar em contato por conta de ter visto um de seus materiais.

 

Considere ter metas, faça planos de vendas, execute-os e cumpra as metas elaboradas.

 

Vá atrás ao invés de ficar parado e caso seja necessário, reinvente-se. Inovação é essencial para qualquer negócio!

     

22. Disponha de um WhatsApp

 

Ter um número com WhatsApp é um diferencial para a sua empresa.

 

É uma ótima plataforma que permite contato direto com os seus clientes.

 

Os clientes podem vir por meio das redes sociais, campanhas de Google Ads/Facebook Ads, parcerias, e-mail marketing ou por terem recebidos materiais gráficos.

 

É possível esclarecer dúvidas rapidamente e até mesmo, fechar algumas vendas por meio do telefone.

 

O WhatsApp ainda tem algumas ferramentas que podem ser aproveitadas para aumentar suas vendas.

 

A lista de transmissão é uma muito importante.

 

Basta criar uma lista pré-determinada com os contatos que você quer e que também tenham o seu número cadastrado.

 

Envie combos e promoções, avise quando chegarem novos produtos e avise sobre novos conteúdos pela lista de transmissão.

 

Essa ferramenta poupa muito tempo com mensagens automáticas sem a necessidade de repeti-las para cada contato.

 

CONCLUSÃO

 

Este artigo contou 22 formas de vender suplementos, mas saiba que existem muitas outras formas.

 

Falou-se muito de parcerias e foram citados alguns exemplos, entretanto, busque por novas formas de interação e ativação.

 

Seja engajado! Reciprocidade no atendimento é fundamental.

 

Empenhe-se em conhecer novos públicos que possam ter interesse em suplementos, crie novas abordagens.

 

Lembre sempre que novas técnicas de vendas surgem todos os dias, tente ficar de olho no mercado e o que seus concorrentes estão fazendo.

 

E em caso de dúvida, lembre-se que há a possibilidade de investir em uma franquia da Brasil Nutri Shop!

 

Possuímos várias técnicas e métodos exclusivos para que nossos franqueados possam conseguir números de vendas satisfatórios.

 

Neste mesmo site você pode ver mais informações sobre nosso modelo de franquia!

 

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