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22 dicas para fidelizar seu cliente

22 dicas para fidelizar clientes

Há várias formas de fazer seu negócio expandir. Uma delas é por meio da fidelização de clientes.

 

Um consumidor satisfeito sempre volta para comprar mais.

 

Além traze-lo novamente, a chance de trazer novos clientes por meio de indicações é muito grande.

 

Manter um fluxo de novos clientes é muito atraente para o funcionamento de um negócio, mas fazer com que esses clientes permaneçam fiéis pode ser difícil.

 

Para ajudar a manter um bom número de clientes fidelizados, abordaremos, neste artigo, uma lista com 22 dicas para fidelizar seu cliente.

 

1. Tenha um CRM

 

Quando você começar a fazer algumas ativações, leads e clientes aparecem aos montes. Chega um momento em que você fica perdido em meio a tantos contatos.

 

O que recomendamos para ajudar no controle desses contatos é criar um CRM.

 

Essa sigla significa Costumer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

 

Essa ferramenta é valiosa para empresas porque é possível manter o controle de toda a comunicação entre consumidor e empresa.

 

As informações que a empresa considera mais relevantes sobre o cliente são armazenadas nesse sistema, como: nome, telefone, e-mail, endereço, CNPJ/CPF, entre outros.

 

Acima de tudo, o CRM é versátil.

 

Seus usos variam desde conexões internas até ao acompanhamento de leads e gerenciamento de cadastros.

 

2. Invista em atendimento

Agora que você tem os leads e clientes organizados no CRM, você precisa personalizar o seu atendimento!

 

Priorizar o atendimento é importantíssimo porque a partir disso suas negociações fluirão melhor e a satisfação do cliente aumentará.

 

Padronize a maneira de atender seu cliente e busque entender qual a melhor forma de satisfaze-lo.

 

Tenha funcionários alinhados com a missão, visão e valores levados pelo seu negócio.

 

Treine-os com frequência para que haja aperfeiçoamento e possam dar o melhor atendimento possível para que clientes sejam fidelizados.

 

3. Interaja em Redes Sociais

O cliente buscará formas de entrar em contato com sua empresa. Redes sociais propiciam esse contato.

 

Por meio delas, é possível manter uma aproximação com o cliente. Conhecê-lo mais.

 

O Instagram e o Facebook são dois canais utilizados com muita frequência por empresas.

 

Nessas mídias sociais, encontrar seus consumidores e vice-versa, é bem fácil. Por conta da popularidade dessas duas aplicações.

 

Conteúdos postados ali facilitam a interação com o público, seja com curtir, amei, follow, mensagens, etc.

 

Ao praticar essas interações, seu negócio fica mais próximo do cliente, o que pode aumentar as chances de converter uma venda e ainda, pensando a longo prazo, fidelizá-los.

 

4. Mensagem de agradecimento após compra

Interagir com o cliente antes de realizar qualquer venda é importante e igualmente deve ser com o pós-vendas.

 

Deixe uma imagem positiva de sua marca para que o cliente a mantenha mesmo após a finalização de uma compra.

 

Mensagens de agradecimento são sempre bem-vindas, mostre gratidão pelas pessoas terem escolhido você e não seu concorrente. Agradecer pela preferência é algo extremamente funcional.

 

Além de tudo, coloque-se no lugar do cliente. Pense em como você gostaria de ser tratado, vale tanto para atendimento como a relação no pós-vendas.

 

5. Brindes

No tópico anterior, falamos um pouco sobre o pós-venda que deve ser feito.

 

E se combinássemos esse pós-venda com brindes?

 

Dê premiações para pessoas que fizerem compras constantes e que gastem um valor significativo.

 

Avise a pessoa que está enviando um brinde por conta própria, sem ela pedir ou sem que haja uma promoção em andamento.

 

Esses pequenos benefícios, por mais simples que sejam, podem ser um diferencial entre a fidelização ou uma compra única.

 

6. E-mail marketing relevantes

Conhecer bem seu cliente é a chave para qualquer negócio dar certo.

 

Ao conhece-lo, a conversação e a abordagem tornam-se mais fáceis, de maneira em que o processo inteiro de fidelização facilite também.

 

O e-mail marketing permite uma automação na questão recontato com clientes, por exemplo, campanhas promocionais exclusivas para pessoas que já compraram alguma vez.

 

Outra possibilidade é divulgar conteúdos relevantes que possam despertar o interesse de quem recebe, seja por exemplo, maneiras de usar seu produto, receitas, etc.

 

Essa ferramenta possibilita um contato constante com o cliente, levando em conta a segmentação do público, facilitando uma personalização da mensagem e mantendo uma sazonalidade de envio para que não haja incomodo.

 

7. Tenha um Whatsapp

O e-mail, apesar de ser muito útil e versátil, tem algumas limitações que o WhatsApp não tem.

 

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação mundialmente utilizada.

 

Essa ferramenta permite contato direto entre as pessoas facilitando a negociação.

 

Além de ser outro canal de comunicação forte visto que muitas pessoas utilizam hoje em dia.

 

Esse app torna o contato mais prático e rápido, possibilitando fluidez durante todo o processo de compra e venda.

 

As facilidades e flexibilizações que o Whatsapp permite, faz com que todos os processos ao longo da compra sejam ágeis, ajudando na fidelização do cliente

 

8. Mensagens e promoções exclusivas

É sempre bom inovar. Coisas novas geram novos ares e novas formas de potencializar o seu negócio.

 

Uma boa forma de fugir do óbvio seria salvar algumas informações, como o aniversário das pessoas que já compraram algo seu.

 

Mesmo que ela tenha comprado uma vez, existe a possibilidade de enviar uma mensagem de “Feliz aniversário” e despertar o interesse novamente.

 

Com essa ativação, você consegue estabelecer uma relação pessoal com o cliente e facilita abordagem para futuras campanhas.

 

É possível ainda, criar promoções exclusivas que não só ajudarão na fidelização do cliente, mas também restaurem aqueles que não compram mais, por qualquer motivo que seja.

 

Mostrar que o consumidor é único, ainda que não compre mais, é fundamental para o sucesso do seu negócio.

 

9. Programas de fidelidade

Há várias formas de fidelizar um cliente e uma das mais importantes envolve um conceito básico, o incentivo.

 

Pense que qualquer ativação deve incentivar o cliente a conhecer o seu negócio ou comprar com você.

 

Com isso em mente, o programa de fidelidade é perfeito para incentivar os seus parceiros e clientes.

 

Como exemplo, é possível criar uma cartela onde a cada 9 compras, a pessoa ganhe um desconto ou ganhe o produto.

 

A ideia é encorajar o cliente a comprar mais e mais com você. Por isso, o nome “Programa de Fidelidade”.

 

10. Tenha diferenciais

Um diferencial é algo muito subjetivo tornando difícil afirmar claramente o que pode destacar seu empreendimento.

 

Dependendo do modelo de negócio, há vários diferenciais que podem ser usados para chamar atenção.

 

Veja a Brasil Nutri Shop, como exemplo, nosso modelo de franquias possui os seguintes diferenciais: sem necessidade de estoque físico, sem necessidade de criar um CNPJ, criação de um site com todos os produtos já cadastrados, nós fazemos a logística de entrega, etc.

 

Nós usamos esses diferenciais regularmente para ampliar o público-alvo que atingimos e atrair o máximo de pessoas possível.

 

Pense fora da caixa, analise o seu negócio, crie novos processos no seu modelo e facilite a vida do cliente!

 

11. Nunca engane seu cliente

Um cliente que foi enganado, é um cliente insatisfeito. Pessoas insatisfeitas nunca voltam a comprar e não só isso, fazem um marketing negativo.

 

Tome muito cuidado com propagandas enganosas, seja sobre seu produto ou referente a uma campanha promocional.

 

Lembre-se também que publicidade enganosa é crime e pode ser denunciada ao Ministério Público ou ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

 

Uma venda não vale mais que um cliente satisfeito, evite a perda de clientes. Não diga meias verdades ou omita fatos importantes sobre o que é comercializado.

 

12. Objetivo do cliente

Já foi discutido neste artigo sobre demandas e necessidades, acerca de criar novas demandas e novos mercados.

 

Mesmo ao criar um segmento não existente, deve ser levado em conta um ponto muito relevante, o objetivo de alguém ao consumir o seu produto.

 

Há incontáveis objetivos como satisfação pessoal, profissional, necessidade sociais, fisiológicas, etc. Ainda, torna-se possível que uma pessoa busque suprir mais de um objetivo ao consumir determinado produto.

 

Entendendo o objetivo do cliente, você consegue entender a dor dele. É possível atingir aonde realmente impacta e finalizar a venda rapidamente.

 

Além disso, é possível criar ativações com base no objetivo do cliente para fidelizá-lo.

 

Manter o cliente comprando constantemente de seu negócio levará tempo, não apenas atenda as expectativas das pessoas, tente sempre as superar.

 

13. Cuidado para não incomodar

Conheça o cliente, compartilhe coisas, envie novidades e interaja o máximo possível com seu cliente.

 

Mas não seja intrusivo!

 

Tenha cuidado para não incomodar e lembre-se que as pessoas não são iguais umas às outras.

 

Talvez seja o caso de criar um padrão, com a finalidade de não existirem experiências negativas.

 

Tente diversas abordagens diferentes, veja qual foi a menos negativa e a partir disso, crie um método que seja efetivo.

 

14. Tenha um canal de comunicação eficaz

Um canal de comunicação permitirá o acompanhamento do cliente durante sua jornada de compra desde o primeiro contato.

 

Para ganhar novos clientes e mantê-los, muitas empresas recorrem as mídias digitais por conta da sua eficácia e facilidade em reforçar positivamente a marca.

 

É também uma forma de prospectar novos clientes e funciona como suporte na comunicação do cliente com a empresa.

 

Fique de olho quando surgir algum novo canal e sempre busque por novas tecnologias que possam te ajudar a melhorar a comunicação com o cliente.

 

15. Conheça seus melhores clientes

Com a gestão correta dos seus clientes, você pode manter o controle da sua relação com o cliente final.

 

É possível separar uma lista dos seus melhores clientes e busque manter uma relação saudável com eles. Seja com promoções, mensagens ou brindes exclusivos.

 

Mensagens especiais já foram citadas, mas vale destacar novamente. Envie algo agradecendo pelas compras, por pagamentos em dia, pela preferência, mensagens de aniversário, etc.

 

Por meio delas, será possível analisar o comportamento e conhecer melhor a base de cadastro. E usá-los como parâmetro para prospectar novos clientes e até redefinir seu público a partir delas.

 

16. Não espere o cliente pedir por algo

Surpresas positivas são muito boas na hora de fidelizar um cliente, conforme já abordado em tópicos anteriores.

 

Contudo, ainda há o pensamento de “esperar o cliente pedir um desconto” ou um “brinde”.

 

Não fique preso a esse pensamento.

 

Envie cupons ao perceber que há uma constância de consumo por parte de alguém.

 

Coloque brindes surpresas e após isso, envie uma mensagem dizendo que foi colocado um presente como forma de agradecimento pela compra.

 

17. Tenha um histórico de compras

Relatórios serão importantes para as mais diversas áreas da sua empresa.

 

Um histórico de compras pode facilitar muito no setor comercial. Com ele, será possível saber de quanto em quanto tempo o consumidor realiza a compra de determinado produto.

 

Quando estiver próximo do período em que a pessoa deveria realizar a compra, será possível enviar alguma mensagem ofertando o produto. Além disso, você pode enviar cupons de desconto nessa compra para incentiva-lo a comprar ainda mais.

 

Coloque um CTA (call-to-action) na mensagem, por exemplo, caso ele compre agora terá algum desconto ou ganhará outro produto de brinde.

 

Muitas vezes, esse pode ser um diferencial para se conseguir a lealdade de um consumidor e torna-lo um cliente fiel.

 

18. Não deixe de manter contato e avisar de promoções

Um consumidor pode estar sendo fiel, mas sempre presuma que ele pode comprar de seus concorrentes.

 

Não o esqueça porque suas compras são constantes. Até porque, se são, esse cliente merece um tratamento especial.

 

Então, caso esteja acontecendo uma promoção e o cliente esteja apto a participar, avise-o.

 

Fazer recontatos e enviar de novas promoções, só tornará a pessoa mais fiel à sua empresa e poderá fazer com que ele indique para amigos e familiares.

 

19. Responda rápido e atenda com eficiência

Mantenha seus canais de contato com o cliente atualizados a partir das demandas percebidas. Responda o mais rápido possível.

 

Seja sempre gentil, mas também conciso. Tente entender e sanar todas as dúvidas existentes em relação a qualquer dúvida que a pessoa tenha, seja de produto, forma de pagamento, etc.

 

Para isso, conheça tudo sobre o que sua empresa vende, evite dar respostas vazias e vagas. Mostre clareza e domínio sobre o que é tratado durante as conversas com o consumidor.

 

Seja pró ativo em tirar dúvidas e dar um bom atendimento. Questione-o sobre eventuais problemas e melhore sua experiência no processo de compra.

 

20. Facilite a vida de seu cliente

Encontre maneiras inovadoras para satisfazer o consumidor. Melhore sua empresa em aspectos que possam ser melhorados.

 

Dê auxílio as pessoas durante todo o processo de compra, seja nas dúvidas em relação a algo, na escolha do produto, na forma de pagamento, etc.

 

Conteúdos com dicas podem ser bastante funcionais para desenvolver um contato mais próximo entre você e quem está comprando.

 

Além de mostrar novos usos, mostre outros produtos que combinem ou que possam ajudar a suprir determinadas necessidades.

 

Porém, seja sempre transparente ao afirmar algo.

 

21. Resolva os problemas e peça desculpas

Resolver eventuais problemas com o produto antes e após o recebimento é de total responsabilidade do fornecedor.

 

O cliente tem o direito de reclamar e seu dever será entender e corrigir esses problemas. Sempre é bom ter uma medida antecipada de reparação para o cliente, além dos pedidos de desculpas.

 

Só pedir perdão por um erro pode não bastar e é possível que o cliente nunca mais volte a comprar suas mercadorias.

 

Envie sempre brindes ou dê cupons de desconto para futuras compras. As chances de as desculpas serem aceitas dessa forma são bem altas e as chances de perder um cliente em potencial, são baixas.

 

22. Pesquisas

Como saber se todas as medidas tomadas por sua empresa estão sendo efetivas?

 

Através de pesquisas, é claro. Por meio delas será possível saber tudo o que as pessoas pensam, seja sobre sua empresa, seus produtos, atendimento e até o nível de satisfação ao fechar negócio.

 

Mantenha essas avaliações constantes para que sempre hajam métricas que te ajudem a realizar comparações. 

 

A partir de análises dessas pesquisas, muitas melhoras poderão ser feitas e aplicadas nos critérios avaliados como negativos. Além da possibilidade de manter os positivos e aperfeiçoa-los.

 

Pronto para fidelizar os clientes do seu negócio?

Não existe nada que seja certo ou errado quando o assunto é fidelizar. Tome as ações baseadas em seu cliente, em seu portfólio de produtos e no posicionamento da sua empresa em relação ao mercado.

 

Realize ações que te tornem diferente de outras empresas e satisfaçam o consumidor.

 

Lembre-se sempre que fidelizar alguém pode requerer tempo e esforço. Tente manter padrões que qualifiquem seu negócio, seja no atendimento ou me promoções constantes.

 

Uma das melhores dicas é uma que todo mundo conhece: “Trate o cliente, como você gostaria de ser tratado.”.

 

Ser reconhecido pelo bom atendimento é um dos pontos mais altos que uma empresa pode atingir. Investir na capacitação de funcionários pode gerar altas taxas de fidelização compensando os esforços direcionados para essa área.

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